Dez fontes de inspiração para um jardim japonês perfeito!

jardim japonês

JY Guillou - Flickr

A ideia principal de um jardim japonês é imitar a natureza nos seus elementos mais pequenos e da forma mais realista possível. Um curso de água, um lago com peixes, rochas ou cascalho são alguns dos elementos que entram na composição deste tipo de ambiente favorável ao repouso e à meditação. As imagens seguintes não deixarão de o inspirar na criação de seu jardim, segundo as técnicas e o estilo da decoração japonesa.

ponte vermelha
Jean-Pierre Dalbéra - Flickr
Um riacho de águas cristalinas rodeado por vegetação e delimitado por um alinhamento de rochas assimétricas. A ponte vermelha é realçada por uma vegetação luxuosa composta por diversas plantas.


lanterna em pedra
Jean-Pierre Dalbéra - Flickr
Colocada no meio de arbustos e pequenas árvores agrupadas em pomares, a lanterna de pedra contrasta com a verdura que a rodeia.


caminho japonês e represa
DozoDomo - Flickr
Rodeado por uma série de rochas de vários tamanhos e de diversas plantas colocadas aqui e ali, este riacho adornado com pedras se transformou no lar de peixes com cores vivas. Uma calçada ao estilo de caminho japonês permite visitar os locais sem pisar qualquer elemento.


jardim japonês
tripoz - Flickr
Um jardim com aparência descuidada composto na sua maior parte por elementos essenciais do jardim japonês. Podemos distinguir bambus, uma pequena bacia com água, um pouco de musgo, areia e uma lanterna de pedra.


caminho japonês e rua de jardim
Jean-Pierre Dalbéra - Flickr
Uma fileira de pedras planas de várias formas que permite ir de um ponto a outro do jardim, sem deixar pegadas no cascalho. É por essa razão que lhes chamamos "caminhos japoneses". O caminho formado dessa forma está rodeado por pedaços de musgo.


lanterna e ponto de água
Christian Kaden - Flickr
Uma lanterna imponente, rochas de tamanho médio colocadas aqui e ali: tudo complementado por uma superfície de cascalho desenhada com um ancinho que enquadra as diferentes zonas cobertas de musgo.


bacia em forma de pia
Jnzl's Photos - Flickr
Samambaias e uma bacia de água onde flutuam nenúfares para representar um meio aquático selvagem.


padrão de areia
Blake Williams - Flickr
Uma extensão de cascalho desenhada com cuidado com um ancinho formando padrões circulares e horizontais.


fonte em bambu
Dean Hochman - Flickr
A água que flui a partir de um tubo de bambu até uma bacia de granito não deixa de sublinhar o papel purificador da água e a sua importância na natureza.


nishikigoi
bowdenartist - Flickr
Carpas nishikigoi numa bacia em pedra. Além de embelezarem a água com suas cores vivas, elas são também úteis para lutar contra a propagação de mosquitos e algas.