Jardinagem no outono

Jardinagem no outono para um jardim bonito e saudável

O outono é uma altura importante do ano para a jardinagem. Ao tomar as medidas certas, podes preparar o teu jardim para o inverno e lançar as bases para uma primavera saudável e florida. Aqui tens algumas dicas essenciais para a jardinagem no outono:

1. remove a folhagem

A remoção regular das folhas é essencial para manter os relvados e os canteiros de flores saudáveis. As folhas podem sufocar o relvado e criar condições insalubres que favorecem as doenças. Utiliza um ancinho para retirar as folhas e deita-as no composto.

2. corta as plantas

Corta as partes mortas ou doentes da planta. Assim, promove um crescimento saudável no ano seguinte e evita a propagação de doenças. As plantas perenes e as gramíneas também podem ser ligeiramente cortadas para as preparar para o inverno.

3. aplica a cobertura vegetal nos canteiros

A cobertura vegetal dos canteiros protege o solo da erosão, retém a humidade e suprime as ervas daninhas. Uma camada de cobertura vegetal de casca de árvore, folhas ou composto assegura que o solo permanece protegido e rico em nutrientes no inverno.

4. plantar bolbos e tubérculos

O outono é a altura ideal para plantar bolbos de flores de primavera, como as túlipas, os narcisos e os açafrões. Estes bolbos precisam do período frio do inverno para florescerem na primavera. Planta-as num solo bem drenado e assegura a profundidade de plantação correcta.

5. cuidados com o relvado

O relvado também precisa de cuidados no outono. Corta-a uma última vez e fertiliza-a com adubo de potássio, se necessário. Isto fortalece as raízes e prepara o relvado para os meses de inverno.

6. colheita e armazenagem

Colhe os últimos legumes e ervas aromáticas e conserva-os adequadamente. Alguns legumes de raiz podem ser armazenados em areia húmida, enquanto as ervas aromáticas podem ser preservadas por secagem. Não te esqueças de verificar as árvores de fruto e de colher os frutos.

7. manter as ferramentas

Limpa e faz a manutenção das tuas ferramentas de jardim antes de as invernar. Ferramentas afiadas facilitam o trabalho e prolongam a vida útil dos teus aparelhos. Remove a terra e os detritos das plantas e lubrifica as peças metálicas para evitar a ferrugem.

8. esvazia os tubos de água

Não te esqueças de drenar os canos de água e os sistemas de irrigação para evitar danos causados pelo gelo. Esvazia a água das mangueiras, torneiras e aspersores antes que as temperaturas desçam abaixo de zero.

Com estas dicas, podes garantir que o teu jardim entra no inverno saudável e bem cuidado e floresce em pleno esplendor na primavera. Aproveita o outono no jardim e aguarda com expetativa a próxima época de jardinagem!

Perguntas e Respostas

Ainda não existem perguntas.

Faça uma pergunta

A sua pergunta será respondida por um representante da loja ou por outros clientes.

Obrigado pela sua pergunta!

A sua pergunta foi recebida e será respondida em breve. Por favor, não submeta a mesma pergunta de novo.

Erro

Warning

Ocorreu um erro ao salvar a sua pergunta. Por favor, informe-o ao administrador do site. Informações adicionais:

Adicione uma resposta

Obrigado pela sua resposta!

A sua resposta foi recebida e será publicada em breve. Por favor, não submeta a mesma pergunta de novo.

Erro

Warning

Ocorreu um erro ao salvar a sua resposta. Por favor, informe o administrador do site. Informações adicionais: Ocorreu um erro ao salvar a sua resposta. Por favor, informe o administrador do site. Informações adicionais:

Vendedor TOP

Ferramentas de jardim Robert-Klaas

Cabana de jardineiro de Robert-Klaas

Avaliações

25,95  incluindo IVA.

Avaliações

14,95  incluindo IVA.

Avaliações

37,95  incluindo IVA.