A estratificação natural do solo pode ser dividida em três áreas. O solo superficial, o subsolo e a rocha-mãe
A camada superficial do solo é a mais importante para o crescimento das plantas . Aí, o húmus mistura-se e combina-se com os componentes minerais. O húmus é constituído por material decomposto da flora e da fauna. A camada superficial do solo é decomposta e transformada por fungos e bactérias e misturada com os componentes minerais pelas minhocas. Um solo saudável com um elevado teor de húmus é crucial para o crescimento vital das plantas.
O subsolo contém principalmente material mineral. O subsolo é caracterizado por rochas intemperizadas, areia e materiais arrastados da camada superficial do solo. Quase não há húmus.
Porquê cultivar o solo com um dente de semear ou um arejador de solo?
Ao escavar a camada superior do solo saudável com uma pá ou um garfo, a vida orgânica é transportada para o subsolo, mais rico em oxigénio. Muitos destes organismos não podem existir no local e morrem. O solo perde vitalidade e nutrientes.
Ao rasgar o solo com o dente de semear, a camada superficial do solo não é transportada para as camadas mais profundas do solo. As minhocas, os fungos e as bactérias são preservados e aumentam continuamente o teor de húmus. Este processo pode ser apoiado e reforçado por uma fertilização orgânica adequada.
Em primeiro lugar, o solo deve ser limpo de ervas daninhas, por exemplo, com um ancinho. Depois de remover as ervas daninhas, puxe o dente de semeadura através do canteiro em caminhos cruzados. A distância entre as linhas deve ser de 15 a 25 centímetros.
Quando é que a cama é cultivada com o dente da porca?
O canteiro deve ser cultivado antes ou depois do inverno. A transformação antes do inverno é ideal. A geada faz com que o solo rachado se desfaça de forma óptima. No entanto, o cultivo na primavera, antes da primeira sementeira/plantação, também é possível. A sua própria motivação é frequentemente maior na primavera.
A melhor maneira de esmigalhar finamente a camada superior do solo é utilizar um cultivador ou uma cultivadora. As camadas soltas do solo podem absorver mais facilmente o calor, o ar, a água e os nutrientes. Ao mesmo tempo, o solo é preparado de forma óptima para a fertilização – é preferível utilizar fertilizantes naturais para garantir que o solo é sempre abastecido com nutrientes suficientes.