Cunhas de separação forjadas / cunhas de separação giratórias / cunhas de separação de segurança da Krumpholz 1799

Quando o machado de corte atinge os seus limites, as cunhas de corte garantem troncos úteis

Assim que precisar de toros para uma fogueira ou quiser armazenar madeira para outros fins, nunca deve armazenar madeira abatida não dividida. Por um lado, quanto mais tempo seca, mais difícil é a sua fracturação e, por outro, o seu poder calorífico diminui com a decomposição interna. Se, por outro lado, a madeira abatida for processada o mais rapidamente possível, os toros podem secar melhor, o que aumenta o seu valor calorífico.

Existem várias formas de rachar os troncos. Em alternativa à máquina de rachar toros hidráulica, que é cara e ocupa muito espaço, vale a pena utilizar um machado ou um martelo de rachar.

No entanto, alguns troncos ou tipos de madeira são tão nodosos ou endurecidos que mesmo estas ferramentas atingem os seus limites. É aqui que entram em ação as nossas cunhas de divisão forjadas.

Enorme potência graças a um design especial

As cunhas de separação estão disponíveis em várias formas, tamanhos e desenhos. O seu design especial torna-as particularmente adequadas para rachar madeira dura e peças a metro. As superfícies da cunha são dotadas de um perfil especial. As “escamas” laterais impedem que a cunha salte para fora, as ranhuras e os sulcos asseguram uma melhor orientação, reduzem a resistência e, ao mesmo tempo, aumentam o efeito de fratura. As nossas cunhas de corte, com a sua ponta afiada, são fáceis de aplicar e fixam-se rapidamente na madeira graças a entalhes especiais, para que a cunha fique melhor presa na madeira quando é fixada. Todas estas propriedades das cunhas de corte garantem que a lenha possa ser dividida em toros práticos, facilmente transportáveis e de secagem rápida com apenas alguns golpes.

As cunhas de separação rotativas são ainda mais eficientes

As cunhas rotativas são um tipo especial de cunha de separação. A sua forma especial também ajuda a quebrar a madeira ao partir. A torção da cunha transfere a força do impacto de forma ainda mais eficaz para a madeira, uma vez que o efeito de divisão é enormemente aumentado pelo ângulo mais amplo da cunha

Utilizar corretamente as facas separadoras

Independentemente do modelo que se utilize, a aplicação das cunhas de corte segue sempre o mesmo princípio: colocar a cunha perto do bordo e certificar-se de que está o mais paralela possível à direção do grão, com o gume a apontar verticalmente para dentro. Agora, pode introduzi-lo com pancadas ligeiras – utilizando um pequeno martelo, se necessário – até ficar bem assente. A cunha é depois martelada na madeira com um martelo pesado até se partir. O ideal é usar um martelo especial para rachar com uma cabeça de machado num dos lados. Se necessário, pode ainda ajudar com golpes direccionados sem ter de mudar as suas ferramentas com demasiada frequência. Se a cunha desaparecer na madeira – o que pode acontecer especialmente com peças de um metro – pode adicionar uma segunda cunha de madeira mais comprida até a madeira ficar dividida em duas. Seja qual for o martelo que escolher, certifique-se de que nunca bate com cunhas de aço em superfícies de aço.

Prestar atenção à segurança quando se trabalha com facas separadoras

Tal como acontece com todos os trabalhos em madeira, quando se parte com cunhas, é importante prestar atenção à sua própria segurança e à das pessoas que o rodeiam. Utilize vestuário de proteção adequado e óculos de segurança para se proteger de estilhaços.

Martelos ou machados de corte com cabeças de impacto PE, por exemplo

O impacto é amortecido pela superfície de impacto de polímero. É praticamente impossível estilhaçar o metal com um golpe preciso. No entanto, as cabeças de impacto PE têm de ser substituídas ocasionalmente.

Quando se utilizam cunhas de corte com cabeças de impacto PE, os nossos machados florestais normais, machados de corte e martelos de corte são ideais:

Marcação de cunhas de corte em trabalhos florestais

Se também quiser contrariar o risco de perder uma cunha, pode aplicar uma camada de cor de sinalização (por exemplo, vermelho ou amarelo néon) com uma lata de spray. Afinal, não é preciso muito tempo para que uma cunha se perca no exterior – especialmente se a utilizar na floresta. Isto não torna necessariamente a cunha mais bonita, mas torna-a mais apelativa.

Garantia do melhor preço

Se encontrar um preço mais favorável (incluindo custos de envio) noutro retalhista, receberá este artigo da Krumpholz pelo mesmo preço.

Esta garantia é válida por um período máximo de 14 dias após a compra. Esta disposição não se aplica às vendas especiais resultantes de liquidações de armazéns, insolvências e leilões.