Quando o machado de corte atinge os seus limites, as cunhas de corte garantem troncos úteis
Assim que precisares de troncos para uma fogueira ou quiseres armazenar madeira para outros fins, deves partir a madeira acabada de abater. Por um lado, quanto mais tempo seca, mais difícil é a sua fracturação e, por outro, o seu poder calorífico diminui com a decomposição interna. Se, por outro lado, a madeira abatida for processada rapidamente, os toros podem secar melhor, o que aumenta o seu poder calorífico.
Existem várias formas de rachar os troncos. Em alternativa à máquina de rachar toros hidráulica, que é cara e ocupa muito espaço, vale a pena utilizar um machado ou um martelo de rachar.
No entanto, alguns troncos ou tipos de madeira são tão nodosos ou crescidos que até o martelo de rachar mais pesado atinge os seus limites. É aqui que entram em ação as nossas cunhas de divisão forjadas.
Enorme potência graças a um design especial
As cunhas de separação estão disponíveis em várias formas, tamanhos e desenhos. O seu design especial torna-as particularmente adequadas para rachar madeira dura e peças a metro. As superfícies da cunha são dotadas de um perfil especial. As “escamas” laterais impedem que a cunha salte para fora, as ranhuras e os sulcos asseguram uma melhor orientação, reduzem a resistência e, ao mesmo tempo, aumentam o efeito de fratura. As nossas cunhas de corte, com a sua ponta afiada, são fáceis de aplicar e fixam-se rapidamente na madeira graças a entalhes especiais, para que a cunha fique melhor presa na madeira quando é fixada. Todas estas propriedades das cunhas de corte garantem que a lenha possa ser dividida em toros práticos, facilmente transportáveis e de secagem rápida com apenas alguns golpes.
As cunhas de separação rotativas são ainda mais eficientes
As cunhas rotativas são um tipo especial de cunha de separação. A sua forma especial também ajuda a quebrar a madeira ao partir. A torção da cunha transfere a força do impacto de forma ainda mais eficaz para a madeira, uma vez que o efeito de divisão é enormemente aumentado pelo ângulo mais amplo da cunha
Utilizar corretamente as facas separadoras
Independentemente do modelo que acabes por utilizar, a utilização de cunhas de corte segue sempre o mesmo princípio: não posiciones a cunha demasiado centralizada para grandes fatias de madeira e certifica-te de que está alinhada o mais paralelamente possível à direção do grão. Agora, pode introduzi-lo com pancadas ligeiras - utilizando um pequeno martelo, se necessário - até ficar bem assente. A cunha é depois martelada na madeira com um martelo pesado até se partir. O ideal é utilizar um martelo de partir especial que ainda tenha uma cabeça de machado num dos lados. Se necessário, pode ainda ajudar com golpes direccionados sem ter de mudar as suas ferramentas com demasiada frequência. Se a cunha desaparecer na madeira - o que pode acontecer especialmente com peças de metro - podes adicionar uma segunda cunha de madeira até a madeira se partir.
Prestar atenção à segurança quando se trabalha com facas separadoras
Como em todos os trabalhos florestais, o mesmo se aplica ao corte com cunhas: A segurança em primeiro lugar! Cuida de ti e do que te rodeia. Usa vestuário de proteção adequado e óculos de proteção.
Os martelos ou machados de corte com cabeças de impacto PE oferecem a máxima segurança.