Aplicação da enxada

Introdução

As enxadas são ferramentas indispensáveis na horticultura e na jardinagem. São utilizadas para soltar o solo, remover ervas daninhas, preparar covas de plantação, abrir valas ou cortar raízes. Escolher a enxada certa e utilizá-la corretamente pode tornar a jardinagem muito mais fácil e conduzir a melhores resultados.

Aspectos importantes quando utilizas o picador

Comprimento e conforto do punho:

Certifique-se de que o cabo da enxada assenta confortavelmente na sua mão. O comprimento do cabo depende da função da enxada. O cabo de uma enxada transversal ou de ponta é mais curto do que o cabo de uma enxada de cama.

Os comprimentos de cabo de pouco mais de um metro são ideais para enxadas transversais ou pontiagudas. O cabo de uma enxada de cama deve ter aproximadamente 130 a 150 cm de comprimento. As enxadas manuais têm geralmente cabos curtos de 35 a 40 cm.

Enxadas com um olho redondo, ou melhor, uma enxada com um cabo que é fixado com mangas de impacto:

Enxadas com um olho redondo: O cabo das enxadas com um olho redondo pode ser mudado sem ferramentas. É importante que a cabeça da enxada esteja firme e positivamente bloqueada no lugar para evitar oscilações ou uma cabeça de enxada solta.

Enxada com mangas de encaixe: Aqui o cabo é fixado com uma cunha de madeira e mangas de encaixe. A cabeça da enxada é fixada ao cabo por cima e está firmemente ligada a ele por uma cunha de madeira e mangas de encaixe. Para substituir o punho, é necessário fazer furos de alívio na cunha de encaixe para que a cabeça possa ser separada do punho. Se a cabeça se tiver soltado no cabo, normalmente é suficiente introduzir as buchas de encaixe mais profundamente na cunha com um martelo para estabilizar a ligação.

Conclusão: Ambos os tipos de corte funcionam muito bem. Recomendamos-te sem reservas ambas as opções de montagem.

Enxada em:

Introduza a enxada com o olho redondo: Coloque a cabeça da enxada no cabo cónico e empurre-a para cima até à parte mais grossa do cabo. Em seguida, bata o cabo com a cabeça da enxada firmemente na direção vertical sobre uma tábua ou viga de madeira deitada no chão. De cima para baixo, num ângulo de 90 graus, com a cabeça da enxada virada para baixo.

Quando atinge a resistência, a cabeça da enxada liga-se positivamente ao cabo. Repete este procedimento várias vezes até que a cabeça da enxada esteja bem presa ao cabo. A articulação pode ser reforçada adicionalmente, deixando-a de molho durante alguns minutos. O cabo incha e a cabeça da enxada assenta muito bem.

Fixe a enxada com as mangas de impacto: Coloque o cabo a uma altura de trabalho confortável numa viga ou tábua de madeira. Colocar o olho da cabeça da enxada no cabo. Se necessário, quebrar ligeiramente os bordos da extremidade superior do cabo com uma faca de corte para facilitar o encaixe da cabeça. Em seguida, virar a enxada, colocar a cabeça na viga e martelar o cabo a direito com um martelo, peça por peça, até ficar nivelado com o olho da cabeça. Quando a cabeça estiver nivelada com a pega, introduza a cunha de madeira e, em seguida, introduza os casquilhos de encaixe. Se necessário, remover o material saliente da cunha de madeira.

Material da enxada:

Material da cabeça: As cabeças da enxada feitas de aço-carbono endurecido são duráveis e robustas. O aço duro e resistente pode ser facilmente afiado e resiste a impactos fortes. As cabeças de aço inoxidável são à prova de ferrugem. No entanto, o aço inoxidável, mais frágil, parte-se mais facilmente do que uma cabeça de enxada de aço-carbono.

Material do cabo: Os cabos de madeira são tradicionais e agradáveis de manusear. São fáceis de reciclar e não causam resíduos problemáticos no final da sua vida útil, como os cabos de fibra de vidro, por exemplo. Um apelo claro da nossa parte a favor da utilização de pegas de madeira. Neste caso, a madeira de freixo ou de nogueira, forte e elástica, é uma variante comprovada e funcional.

Manutenção e cuidados:

Limpeza: Remova a sujidade e as partes de plantas da enxada após cada utilização para evitar ferrugem.

Armazenamento: Guarda a enxada num local seco e não aquecido. Idealmente, pendura a enxada para evitar que a humidade danifique o cabo ou a cabeça da enxada. Quando armazenado em locais aquecidos, o caule seca e perde a elasticidade. O cabo pode então partir-se mais facilmente do que se for armazenado corretamente.

Afiar: Afia a cabeça da enxada, se necessário.

Lubrificação: Antes do armazenamento durante o inverno, deve lubrificar ligeiramente as cabeças das enxadas feitas de aço-carbono. Isto evitará a ferrugem. Se quiser utilizar óleos vegetais, o óleo de linhaça é uma boa escolha. Este forma uma camada protetora estável.

Diferentes tipos de enxadas e sua utilização

Picareta ou enxada:

Descrição: Enxada com ponta robusta e enxada estreita afiada. Na vista de frente, a cabeça e o cabo da enxada formam a“cruz” homónima.

Aplicação: A enxada transversal é utilizada preferencialmente para soltar solos pedregosos e rochosos. A enxada afiada também pode ser utilizada para quebrar raízes.

Enxada de raízes:

Descrição: Com dois ganchos afiados na orientação vertical e horizontal.

Aplicação: A enxada de raízes é perfeita para cortar e remover raízes. As raízes fortes podem ser cortadas com esta enxada. Também é adequada para trabalhar em solos pedregosos e duros.

Raparigas de caminho:

Descrição: A enxada de sachador tem uma ponta forjada robusta e um lado de enxada largo.

Utilização: É utilizado preferencialmente na construção de estradas alpinas, na construção e manutenção de trilhos para caminhadas e em trabalhos de limpeza.

Enxada de poupa ou enxada de poupa:

Descrição: O nome “poupa” vem do pássaro poupa com as suas penas distintivas na cabeça. O lado largo da enxada serve para cavar buracos e valas, o outro lado da enxada é uma lâmina de machado para partir raízes.

Aplicação: Ideal para trabalhar solos fortemente enraizados. O machado de solo afiado também corta raízes fortes. O solo pode ser facilmente solto com a enxada. Também é ideal para escavar buracos de plantação maiores.

Rodehacke:

Descrição: A enxada de escavação tem um lado de enxada com um solo acentuado e uma cabeça de martelo.

Aplicação: Ideal para trabalhar em terrenos pesados e duros e para remover arbustos, silvas e raízes. A prática cabeça de martelo pode ser utilizada para martelar pregos fortes ou estacas mais pequenas.

Enxada de plantação:

Descrição: A enxada de plantação tem um lado de enxada de solo acentuado e um gume de machado.

Utilização: Para limpar arbustos, cortar raízes e escavar buracos de plantação em terrenos duros e pedregosos. O gume afiado do machado também pode ser utilizado para cortar ramos mais grossos ou raízes sólidas.

Enxada florestal:

Descrição: A enxada florestal tem uma lâmina mais estreita e alongada.

Utilização: Para reflorestação e trabalho em viveiros de árvores. Pode criar pequenos buracos de plantação para plantas jovens com uma só passagem.

Enxada para taludes:

Descrição: Enxada robusta com uma cabeça forte.

Utilização: Para soltar solos pedregosos, limpar taludes e para muitos outros trabalhos. Uma enxada que não deve faltar em nenhum jardim grande.

Enxada:

Descrição: A enxada de cama tem um cabo mais comprido e uma lâmina afiada.

Utilização: Para soltar o solo, para trabalhar as hortas e para controlar as ervas daninhas.

Enxada de beterraba e enxada de campo:

Descrição: Estas enxadas têm uma lâmina larga e sólida e um cabo robusto.

Utilização: Muito adequado para amontoar a terra e colher raízes e culturas arvenses. A folha robusta permite-lhe separar facilmente da planta-mãe mesmo os nabos mais pesados.

Enxada de estrume, cinzel de jardim e enxada de carst

Descrição: Com dentes robustos e cabo de freixo.

Utilize: Para cortar o composto e o estrume e para Soltar e arejar os solos e os terrenos. Para a colheita de batatas ou a eliminação de ervas daninhas.

Enxada de jardim / enxada manual

Descrição: Enxadas pequenas e práticas com cabos curtos.

Utiliza: Para trabalhares em canteiros e hortas. Para cavar pequenos buracos de plantação ou mondar.

Conclusão

Escolher a enxada certa e utilizá-la corretamente pode tornar a jardinagem muito mais fácil. Pense no trabalho que tem de ser feito no jardim e escolha a enxada certa para o efeito. Isto permitir-lhe-á obter os melhores resultados no seu jardim e o trabalho será fácil e divertido com a ferramenta certa.

Perguntas e Respostas

Faça uma pergunta
A sua pergunta
* Question is required
Nome
* O nome é obrigatório
* Please tick the checkbox to proceed
Ainda não existem perguntas.

Vendedor TOP

Avaliações

4,95 5,95  incl. IVA
Este produto tem várias variantes. Pode escolher as opções na página do produto

Avaliações

11,50 34,95  incl. IVA
Este produto tem várias variantes. Pode escolher as opções na página do produto