Necessitará dos seguintes materiais para manusear corretamente o seu machado ou machadinha:
Cabeça de machado ou machadinha: Certifique-se de que a cabeça não está rachada ou danificada. Não é recomendável cortar cabeças danificadas. É preferível comprar de imediato uma nova ferramenta florestal.
Cabo de madeira: O cabo deve ser feito de madeira resistente e de alta qualidade, como o freixo ou a nogueira. É fundamental que o cabo coincida com o olho da cabeça do machado.
Pegas feitas de madeira de freixo são firmes e elásticas. Os impactos são amortecidos pela madeira para proteger as articulações. A quebra completa do cabo de freixo é bastante rara, mas ocorre quando a madeira seca. Existe então o risco de ferimentos provocados pelo descontrolo da cabeça do machado. Os cabos de freixo são feitos de freixo doméstico e são mais baratos do que os cabos de nogueira.
Nogueira é uma árvore norte-americana do género das nogueiras. A madeira é perfeita para pegas pesadas. É firme, flexível e elástico e absorve bem os impactos fortes. Graças às suas longas fibras de madeira, pode suportar uma carga significativamente mais elevada do que a já estável madeira de freixo. Os cabos de nogueira quase nunca se partem completamente e, por isso, oferecem uma vantagem de segurança em relação aos cabos de freixo.
Cunhas de madeira: Permitem que o cabo de madeira se encaixe no olho do machado ou machadinha e asseguram que a cabeça assenta firmemente no cabo.
Manga de impacto: A manga de encaixe fixa a cunha de madeira de forma permanente no cabo da ferramenta florestal.
Martelo / maço: Para martelar o cabo de madeira na cabeça da ferramenta florestal e para colocar as cunhas e as buchas de encaixe.
Faca de corte: Para quebrar ligeiramente os bordos da extremidade superior do cabo e facilitar a colocação da cabeça.
Lima ou lixa: Como alternativa à faca de corte, para quebrar ligeiramente os bordos da extremidade superior do cabo e facilitar o encaixe da cabeça e para o desbaste final do machado de um só gume.