Sappie - Handsappie
Sappie, a ajudante polivalente
A sapateira é uma ferramenta polivalente útil, especialmente para o trabalho da madeira. Simplificando, é uma combinação de um martelo e de um gancho reversível - um braço ou pega estendida para pedaços de madeira, por assim dizer.
Dependendo da área de aplicação, está disponível em diferentes designs e comprimentos - mas a sua forma é sempre a mesma, uma vez que desempenha um papel fundamental. O sappie é constituído por uma ponta de aço ligeiramente curvada, que é fixada ao cabo num ângulo de cerca de 120° e que tem a forma de uma peça plana na parte de trás.
Este pequeno ajudante facilita uma grande variedade de tarefas: Ao alargar a sua própria “superfície de agarrar”, os Sappies reduzem ou facilitam o recuo, a deslocação e a colocação de pedaços de madeira no cortador. Também reduz a força necessária para levantar pedaços de madeira mais pequenos e agarrá-los à mão, uma vez que o utilizador não tem de se baixar tanto e pode levantá-los com a sapateira. O efeito de alavanca da sapata também pode ser utilizado para levantar a madeira alguns centímetros quando se serra madeira à medida, de modo a que o segundo homem não bata no chão ou no caminho da floresta com a motosserra enquanto serra.
A madeira no cabo com um só golpe
A Sappie é tão útil como fácil de utilizar: Basta martelar a ponta na madeira e tem a madeira sob controlo. Desta forma, um tronco deitado pode ser puxado, levantado ou virado com uma ponta martelada, martelando a ponta por baixo do tronco. O sappie é então simplesmente libertado de novo, premindo-o para a frente.
Instruções de segurança para trabalhar com o Sappie
No entanto, quando se utiliza o sapateiro, é necessário ter o cuidado de trabalhar em posição de cavalete e de bater na madeira verticalmente para evitar ferimentos se escorregar da madeira quando o golpe é dirigido ao corpo.
O peso da madeira que está a ser movida também nunca deve ser subestimado, mesmo que seja muito reduzido pelo forte efeito de alavanca. Por isso, os troncos particularmente entalados não devem ser puxados para baixo com o sapador, mas sim com uma volta de corda.
Uma vez que um golpe ligeiro é suficiente para cravar a sapata na madeira e que não é necessário lançá-la para cima, a sapata é uma ferramenta florestal com baixo risco de ferimentos quando utilizada corretamente.
Recomendação de safiras forjadas
O nosso forjado sappias de Krumpholz são particularmente populares entre os trabalhadores florestais, jardineiros e paisagistas. São práticos, robustos e estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes. Cada um com um cabo de freixo ou de nogueira particularmente resistente.