Espargos num canteiro elevado

Cultivar espargos num canteiro elevado

Cultivar espargos verdes num canteiro elevado – criar um canteiro de espargos no jardim

O espargo (Asparagus) é um arbusto perene. O porta-enxerto dos espargos verdes deve estar pelo menos 20 cm abaixo da superfície do solo para evitar que a planta sofra danos causados pelas geadas.

Os espargos verdes não necessitam de película e são muito mais fáceis e menos trabalhosos de cultivar do que os espargos brancos.

Após a fase de colheita, os espargos crescem até 2 metros de altura. Os rebentos em filigrana com a sua folhagem em forma de agulha são um elemento ornamental na horta.

Plantámos agora uma cama elevada para espargos verdes na nossa horta e esperamos ter uma boa colheita nos próximos anos.

Eis algumas informações básicas sobre o cultivo de espargos.

Pavimentos:

Os solos ricos em húmus são particularmente adequados, embora também se possa esperar que os solos arenosos e argilosos produzam bons rendimentos. Menos adequados são os solos frios e húmidos, propensos ao encharcamento.

Preste atenção ao valor do pH do solo, pois os solos fortemente ácidos não são adequados. Os espargos requerem um valor de pH de pelo menos 5,5. Os espargos sentem-se realmente em casa com um valor de pH de 6 e superior. Se o valor do pH for demasiado baixo, deve efetuar uma calagem do solo.

Seleção do local:

Os espargos adoram o sol. Por isso, deve escolher um local ensolarado para plantar os espargos. Os espargos não devem ser plantados em áreas que tenham sido sombreadas durante muito tempo, uma vez que se podem esperar rendimentos significativamente mais baixos. Regra geral, se a área estiver à sombra durante toda a manhã ou toda a tarde, não é adequada para o cultivo.

Densidade de plantação de espargos:

30 plantas de espargos da variedade Steiniva produzem uma fila de espargos de cerca de 5 metros. Se houver várias fileiras, o espaçamento entre fileiras deve ser de, pelo menos, 1,6 metros. As raízes dos espargos devem ser espalhadas como um leque.

Vida útil do canteiro de espargos

Com bons cuidados, um canteiro de espargos pode produzir um bom rendimento durante 15 anos. Depois disso, o canteiro de espargos deve ficar em pousio durante quatro anos ou ser utilizado para cultivar alface. As plantas velhas de espargos devem ser desenterradas.

Fertilize o canteiro de espargos:

Antes de plantar os espargos, deve ser escavada uma boa terra de compostagem e devem ser adicionados cerca de 350 gramas de fertilizante orgânico completo por cada 5 metros de fileira de espargos.

Posteriormente, o fertilizante é aplicado em junho, agosto e novamente em abril, com cerca de 350 gramas de fertilizante orgânico completo por cada fila de 5 metros de espargos.

Tempo de preparação das plantas de espargos:

As plantas jovens de espargos são plantadas entre abril e meados de maio.

Colheita de espargos:

Tradicionalmente, os espargos são colhidos até ao dia de São João, ou seja, 24 de junho. Depois disso, os espargos devem crescer livremente para ganharem força para o ano seguinte. É de notar que a colheita completa só é permitida ao fim de três anos.

Nenhum espargo é colhido no primeiro ano.

No 2º ano, podem ser colhidas 1-2 lanças de espargos por planta.

No terceiro ano, os espargos podem ser colhidos durante cinco semanas.

No 4º ano pode ser colhida até ao dia de São João.

Rendimento dos espargos:

Com 30 plantas, podem ser colhidos cerca de 1,5 kg de espargos por semana na fase de plena produção.

Comprar plantas de espargos:

Comprámos as nossas plantas de espargos da variedade Steiniva na loja online da Spargelhof Elsholz. A entrega foi rápida e as plantas eram de óptima qualidade. As plantas de espargos são entregues de meados de março a meados de maio. As pré-encomendas são aceites durante o restante período.

Eliminar as ervas daninhas de inverno:

Quando as partes aéreas da planta morrem no outono, a erva deve ser cortada logo abaixo da superfície. Tradicionalmente, o lanço é queimado. Há uma razão importante para isso, pois o escaravelho dos espargos, uma das principais pragas da cultura dos espargos, passa o inverno na folhagem morta dos espargos.

Sementes de espargos:

As sementes dos espargos são venenosas.

Criar um canteiro elevado para espargos verdes:

Em primeiro lugar, é necessário marcar um local adequado. Decidimo-nos por um canteiro com 30 plantas, ou seja, 5 x 1,2 metros.

A relva deve então ser cortada e virada. Pode adquirir ferramentas de jardim profissionais adequadas da Werkzeugschmiede Krumpholz na nossa loja online. Coloque composto e adubo orgânico. Se o solo for ácido, adicione um pouco de cal.

Monte o canteiro elevado e plante os espargos:

Em seguida, monte a cama elevada. Optámos por uma cama elevada feita de tábuas de cumaru e madeira de cumarukanth para as fixações dos cantos. A madeira é certificada pelo FSC e provém de uma exploração florestal sustentável na Colômbia.

Utilizámos tábuas de 2,74 m e 2,43 m para o lado longo da cama elevada. Utilizámos secções curtas da nossa madeira tropical para as juntas. É importante que faça sempre uma pré-perfuração e, de preferência, um escareamento. A madeira é tão dura que, de outra forma, os parafusos fariam com que as tábuas e as madeiras quadradas rachassem.

Na base da cama elevada deve ser colocada uma proteção contra as ratazanas, feita de arame retangular galvanizado. Pode comprá-la em quase todas as lojas de bricolage ou Raiffeisen. Em seguida, deite o composto para vasos e coloque os espargos na terra.

Encha agora o canteiro elevado com húmus ou terra favorável para vasos, de modo a que todas as plantas fiquem bem cobertas. Continue a adicionar terra até ao outono, até que o canteiro elevado esteja completamente cheio.

Desenvolvimento do canteiro de espargos ao longo das estações

O canteiro de espargos uma semana após a plantação das plantas de espargos.

Após apenas uma semana, as plantas de espargos cresceram através da camada de 10 cm de húmus. As plantas jovens são saudáveis e vigorosas. Os caules estão a crescer visivelmente mais alto todos os dias. Agora, o canteiro elevado precisa de ser preenchido com mais sacos de composto para vasos.

Três semanas após a plantação dos espargos

Durante as fortes geadas nocturnas da segunda semana de maio – até 10 graus negativos no distrito de Oberbergisch – alguns rebentos jovens das plantas de espargos congelaram. No entanto, este facto não prejudicou mais os espargos. Os novos rebentos emergiram do solo logo no dia seguinte.

O canteiro elevado está agora quase cheio de húmus. Os últimos sacos de composto para vasos serão colocados no canteiro elevado na próxima semana. Os rebentos dos espargos crescem muito rapidamente. No primeiro ano, os rebentos são ainda bastante finos, mas nos anos seguintes os rebentos brotarão com muito mais vigor.

Seis semanas após a plantação dos espargos

Os espargos verdes estão a sair da terra, com novos rebentos a aparecer todos os dias. Nas extremidades, plantámos jovens radicchio que cultivámos na nossa estufa . Os primeiros rebentos estão a começar a produzir muitas flores amarelas pequenas. Começa a floração dos espargos.

Quatro meses após a plantação dos espargos

Em setembro, as bagas vermelhas dos espargos desenvolvem-se a partir das inflorescências femininas. As sementes dos espargos encontram-se no interior das bagas e são (ligeiramente) venenosas para os seres humanos.

O centro de informação do Hospital Universitário de Bona indica que as bagas contêm vários glicosídeos furostanol e espirostanol, que podem provocar vómitos e dores abdominais se forem consumidas 5-7 bagas maduras. Após a ingestão de quantidades maiores, pode ser necessário tomar medidas para eliminar o veneno.

Cinco meses após a plantação dos espargos

Em outubro, as folhas das plantas de espargos começam a ficar amarelas. Os nutrientes migram das partes superiores da planta para o rizoma, onde são armazenados para o crescimento futuro da planta durante o inverno.

Quando os espargos estão fracos e ocos, é a altura certa para retirar o lanço. A poda demasiado precoce reduz o rendimento nos anos seguintes, enquanto que a poda demasiado tardia pode favorecer as doenças.

Num ensaio de cinco anos (1990-1994) com a variedade “Huchels Leistungsauslese”, o Centro de Investigação de Geisenheim tentou determinar a altura ideal para a remoção do lanço. Neste ensaio, a remoção dos cascos no início de novembro revelou-se óptima em termos de rendimento subsequente.

No entanto, a altura certa para a remoção do lanço também depende das condições climatéricas e da respectiva localização.

A erva é cortada com tesouras de podar afiadas logo acima da superfície do solo. Os caules remanescentes no solo são arrancados do solo em março com um movimento de torção suave.

Uma vez eliminadas as ervas daninhas dos espargos, fertilize com cerca de 100 gramas de fertilizante orgânico por metro de fileira de espargos.

Os espargos são tradicionalmente queimados para evitar a infestação de pragas e doenças.

No segundo ano, abril e maio

A primavera substituiu o inverno e os espargos saíram dos canteiros elevados. Inicialmente hesitantes, mas na terceira semana de abril estavam cheios de vigor e de sumo.

Os primeiros espargos são colhidos na primeira semana de maio e assados ao lume com manteiga e uma pitada de açúcar mascavado.

Spargel grillen

O sabor dos palitos é ótimo.

Não sei se é a frescura, a variedade ou o solo, mas os paus são de longe os melhores que já comemos. Incrivelmente suculentos e saborosos. É uma mistura de espargos brancos e verdes, mas apenas o melhor de ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *